sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ser jornalista

Tudo bem, eu sei que todos estão falando sobre isso, mas pera aí! Você passa quatro anos frequentando uma Universidade, que te proporciona um embasamento téorico e prático do que vem a ser o jornalismo para simplesmente ministros do STF decidirem que para ser jornalista não é preciso conhecimento técnico? decidirem que ser jornalista diplomado vai de encontro com a liberdade de expressão garantida na Constituição? Ah... as coisas não funcionam dessa maneira não, quero ver qualquer indivíduo escrevendo um texto "jornalisticamente correto". Uma coisa é você ter habilidade para escrever, outra coisa é você escrever com técnica.

Nessa história toda fico mais chateada com as frases que foram ditas, pois creio que os veículos e meios de comunicação com um minímo de consciência não contrarão qualquer pessoa que se diz "jornalista", pois ser jornalista é ser curioso, é gostar de ler, é gostar de escrever, é amar passar informação, é sair pela rua e ficar atento ao que pode ser pauta, é ficar em uma Universidade durante quatro anos aprendendo sobre ÉTICA, teorias comunicacionais, história da comunicação, evolução dos meios comunicativos.. é aprender sobre técnica e sobre conhecimento específico.

Tenho orgulho em estar me formando em jornalismo e pode ter certeza que terei mais orgulho ainda em dizer que EU TENHO DIPLOMA (e que ele faz toda a diferença). Não se assustem, esse é o mundo em que vivemos, onde ironicamente os mais fortes vencem os mais fracos... Alias, será que são mesmos os mais fortes?

"Ser jornalista é uma profissão nobre ou não, como qualquer outra, dependendo do uso que se faz dela, da ética de cada um. Ser repórter é estado de espírito, é pedreira, é escolher o caminho mais difícil pelo simples prazer da aventura. Que o diga o finado Tim Lopes, um dos repórteres mais valentes da geração dos anos 70". (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=397JDB004)

2 comentários:

Tem Também disse...

Tá, é chato mesmo a abolição do diploma obrigatório.
mas tem coisas q o tempo vai responder, acho q com diploma ou não prevalece o talento.

Unknown disse...

Respondendo sua pergunta sobre a Fernanda Honorato. Tenho contato sim. Beijo!

http://imprmirpalavras.blogspot.com