quarta-feira, 22 de abril de 2009

TCC e a Síndrome de Down

Nunca pensei que fazer monografia seria tão cansativo. Por um lado dá uma alegria enorme, pois depois de quatro anos vou me formar. Mas por outro lado bate um friozinho na barriga, uma vez que escrever monografia exige tempo e dedicação. E infelizmente não estou tendo tempo e gostaria de ter mais dedicação.

Porém, no tempo que tenho para me dedicar ao TCC estou apredendo muito sobre um universo desconhecido: o universo dos portadores com Síndrome de Down. Quando, junto com minha dupla, decidimos escrever sobre o olhar desses portadores perante o mundo que os rodeia, através de uma oficina de fotografia, fiquei um pouco reciosa, mas conforme o tempo foi passando, percebi que faríamos um belo trabalho.

Portadores de Down são pessoas comuns, assim como eu, assim como você. Mas por um outro lado são pessoas especiais. Especiais não só porque possuem um cromosso a mais do que nós, mas pessoas especiais que possuem caracteristicas únicas. São individuos simples, carinhosos e que precisam de um suporte para "viverem dentro da sociedade". Com amor, compreensão e determinação os Downs são capazes de executarem a mesmas atividade que nós, eles só precisam de atenção.

Hoje no trabalho recebi um e-mail questionando se o nosso setor de entretenimento possui uma atividade voltada para portadores com Down. Após ler esse e-mail eu me questionei: "Peraí, tem alguma coisa de errado", pois se esses portadores precisam ser inseridos na nossa sociedade de forma natural, como é que os próprios pais questionam atividades voltadas para eles? Sinceramente, considero isso como uma forma de "pré-conceito", pois de acordo com os inúmeros autores que venho lendo, todos afirmam que a melhor forma de integração dessas pessoas é dentro da própria sociedade, é participando das mesmas atividades. Igual a igual.

Mas enfim, não vejo a hora deles começarem a fotografar e finalmente observar os seus olhares!

Um comentário:

(79)98828-3113 disse...

Vocês foram felizes com a proposta, gostei muito da temática e o sucesso é merecido! Ousadia sempre... Parabéns mais uma vez Mari!!!